quarta-feira, 5 de junho de 2013

Minha primeira experiência com a leitura.

Minha primeira experiência com a leitura começou na infância.
Meu pai tinha o hábito de contar histórias para eu e minha irmã dormir.Elas nunca tinham um final.Dormíamos e no dia seguinte queríamos saber o fim, mas na verdade, nem ele sabia.Começava uma nova, a partir do final que nós lembrávamos a ele. Suas histórias eram sempre de ensinamentos, focando a obediência e outros valores.
Minha mãe fazia exatamente como a avó do Gilberto Gil, durante o preparo das refeições , contava para nós umas histórias, dessas que as famílias contam, de geração em geração.

Essas iniciativas foram o que me motivou a querer ir, de todo jeito, aos cinco anos à escola,e fui e no ano seguinte também, no famoso Jardim da Infância, com direito a diploma e formatura. Lindo...
No curso primário, tive a oportunidade de ter um professor, Sr.Daniel, que lia fábulas para nós, imitando os animais, que nos fazíamos acompanhar seu caminhar pela classe com os olhos curiosos e atentos, passo a passo.

No decorrer dos estudos a leitura era um tanto quanto desestimulante, não podíamos esquecer de nem um detalhe , para a prova do livro, perdendo a leitura um pouco de sua essência.
Continuei lendo, porque sou um pouco como o J.C.Viola, além do prazer da leitura, gosto de me manter informada, assim como a Danuza Leão, leio de tudo um pouco.

Pela minha experiência pessoal e profissional, percebo que a criança quando é estimulada em casa e tem a oportunidade, na escola, de estar em contato com outros gêneros textuais, de forma contínua e prazerosa, consegue, com facilidade, desenvolver suas habilidades leitora e escritora.


"Professora Vera Lúcia Vera"

2 comentários: