DIRETORIA REGIONAL DE
AMERICANA
Integrantes do Grupo
Turma 5
Andrea Luiza Tonete
Juliana Gertrudes Baldo
Tenani
Lázaro Jair de Paula
Onete Aparecida F.
Cardoso
Sueli Ferreira.
Amigas colaboradoras:
Vera Lúcia Vera
Vera Lúcia Ferreira
Siloni
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
CRÔNICA “AVESTRUZ”
Publico alvo
6° ano
Tempo estimado
6 a 8 aulas
Justificativa: A leitura e a escrita são conteúdos essências para a
aprendizagem de qualquer área de conhecimento. O contato com bons textos
possibilitará o aluno o aprendizado de diferentes procedimentos de leitura. Por
isso proporcionar a cada aluno descobrir-se, aprimorar-se como leitor e
escritor é papel da escola e compromisso de cada professor e de todos os
envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
Objetivo: Familiarizar-se com
textos de diferentes gêneros e selecionar testos em diferentes fontes,
observando seu propósito enquanto leitor .
Compreender a leitura em
suas deferentes dimensões.
Desenvolver
comportamento leitor e utilizar estratégias de seleção, antecipação,
levantamento de hipóteses e verificação.
Expressar sentimentos, ideias,
opiniões com base na leitura.
Levar o aluno a produzir
textos nos quais ele se reconheça como autor.
Conteúdos
- Crônica narrativa
- Substantivos e
adjetivos
- Animais domésticos e
adoção consciente
Competências e
habilidades: conhecer o gênero crônica narrativa; interpretar e produzir
texto pertencente ao gênero em estudo; localizar itens de informações
explícitas e implícitas no texto.
Estratégias: Aula a partir do
conhecimento prévio dos alunos, enfatizando a leitura programada, leitura
expressiva e a compartilhada, sendo o professor como leitor e mediador e o
aluno como leitor e produtor de textos.
Material necessário
Cópias dos textos:
poesia “A Marcha do Avestruz”, do professor Paulo Robison de Souza, do Curso de
Ciências e Biológicas da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(
UFMS), letra da música “Avestruz”, de Dé Di Paula& Zé Henrique e da crônica
“Avestruz”, do escritor , dramaturgo, cronista e jornalista , Mário Alberto
Campos de Moraes Prata, computadores com acesso à internet, gravuras de animais
ou projetor multimídia (Data show), cartolinas.
Desenvolvimento
Iniciar com leitura de
fruição: Poesia “A Marcha do Avestruz”, em seguida, fazer a leitura dramatizada
da letra da música“Avestruz”.
1ª etapa
Ativação do conhecimento
de mundo: fazer algumas provocações, se já conheciam os textos lidos e seus
respectivos autores (fazer um breve comentário), o que há em comum entre a
letra da música e a poesia? Se já imaginam o tema que será abordado na aula? O
que é um animal doméstico? (listar na lousa os animais conforme eles forem
contribuindo.)
2º etapa
Em seguida, entregue as
cópias do texto “Avestruz”, de Mário Prata, e construir expectativas de leitura
( levantamento de hipóteses) A partir do título do que será que vai tratar este
texto? Quais poderiam ser os possíveis personagens? Como você se imagina que o
texto vai se desenvolver? O que vai acontecer no final? Em sua opinião a que
gênero pertence este texto? , Quem é o autor dessa história?, O que você já leu
dele? Sobre o que ele escreve e para que tipo de público?( Fazer um comentário
sobre o autor)
3ª etapa
Peça que façam a leitura
silenciosa. Conte ou leia a história para a sala para que as possíveis
dificuldades de entendimento do texto geradas pela falta de pausas ou entonação
durante a leitura inicial sejam minimizadas.
Com a ajuda do projetor,
mostre fotos de animais, inclusive a do camelo (citado no texto) que possam ser
um avestruz, e peça que, a partir da leitura da descrição do animal feita no
texto, apontem qual seria o avestruz. Se na escola o acesso a essa mídia não
for possível, utilize gravuras em tamanho que a sala toda possa visualizar.
4ªetapa
Após a leitura, fazer
questionamento oral: Qual a relação entre os três textos?
No texto há palavras que
você desconheça? Quais?Suas hipóteses se confirmaram? O tema enunciado no
título é mantido ao longo do texto? A história se desenvolveu como imaginou?
Que mensagem o texto transmitiu a você?
5ªetapa
Logo em seguida diga aos
alunos que eles farão uma pesquisa dirigida na sala do Acessa Escola sobre o
avestruz. Explique que nem tudo o que lemos na internet é confiável e que, por
esse motivo, ele deverá fazer sua busca limitando-se aos sites indicados por
você. A pesquisa deverá contemplar informações como: características e
comportamento do animal, tamanho do ovo, período de gestação e origem. Eles
deverão buscar também o significado da expressão “estômago de avestruz” e fazer
anotações no caderno.
6ª etapa
De volta à sala de aula,
colete as informações obtidas pela turma em uma breve discussão. Passe, então,
às questões de interpretação, de identificação do gênero textual e de
inferências locais e implícitas e ao estudo dos elementos linguísticos do
texto:
· Sublinhe no texto as palavras desconhecidas e procure através da
interpretação global do texto, buscar significados anteriormente já
construídos, utilizando-se da pressuposição para que possa compreender que uma
informação pode ser deduzida através de uma outra que já está subentendida. ( o
uso do dicionário se necessário)
· Por que o texto é uma crônica?
· Qual é o foco narrativo? Retire do texto uma frase que comprove
sua resposta.
· Grife no texto os adjetivos e locuções adjetivas.
· Que fato deu origem à história?
· Que justificativas o narrador utiliza para convencer o garoto de
desistir do avestruz? Elas funcionaram? Explique.
· Por que o narrador diz que “uma avestruz com TPM é
perigosíssima”?
· O que realmente convenceu o garoto de desistir do presente?
· Por que o final é engraçado?
7ª etapa
Produção de texto
Após o estudo do texto,
proponha uma produção de texto individual:
· Suponha que a primeira vontade do menino foi atendida e dê
continuidade ao texto a partir do momento que o menino ganha o avestruz.
· Troque seu texto com o colega e verifique se há erros de
ortografia e pontuação, se ele foi organizado em parágrafos, se o conteúdo está
de acordo com o que foi pedido.
· Veja as anotações feitas pelo colega em seu texto e passe-o a
limpo.
· Leia-o para a sala.
8ª etapa
Produção coletiva
Após a produção,
provavelmente os alunos tenham percebido que ter uma avestruz pode não ter sido
uma boa ideia. Oriente a seguinte discussão: “O que o garoto deveria fazer se o
animal começasse a dar trabalho? Ele deveria devolvê-lo? Abandoná-lo?”.
Proponha para a sala um trabalho de conscientização sobre compra e adoção de
animais de estimação. Peça para os alunos confeccionarem cartazes sobre adoção
e compra consciente e abandono de animais. Exponha os cartazes pela escola e,
se possível, peça que estabelecimentos do bairro autorizem a exposição ou
utilize o facebook para divulgação do trabalho. Os alunos devem ter a
percepção de que há um público leitor para suas produções.
Atividade opcional
O professor pode sugerir
aos alunos a leitura do livro “Um leão em família”, de Luiz Puntel, da coleção
Vagalume, que conta a história de um menino que encontra um leão e o leva para
casa para criá-lo escondido. O livro dialoga com a crônica, por abordar a questão
de crianças que desejam criar animais de estimação exóticos.
Avaliação:
A avaliação ocorrerá
durante as atividades em desenvolvimento, definindo alterações de rumo,
considerando o envolvimento e a participação dos alunos nas atividades
individuais e coletiva, observando o desenvolvimento quanto as dificuldades e
avanços das habilidades e competências de leitura e escrita.Os comentários
relativos à avaliação deve ser sempre motivador. Os alunos precisam ser
constantemente motivados a reescrever os seus trabalhos. Eles também
registrarão os seus desempenhos, suas dificuldades e seus
avanços.(auto-avaliação)
Bibliografia
PUNTEL, Luiz. Um leão
em família. São Paulo: Ática, 2002.
ROJO, Roxane. Letramento
e capacidade de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.
SÃO PAULO (Cidade)
Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Referencial
de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no
Ciclo Ii do Ensino Fundamental /
São Paulo: SME/DOT 2006.
MARINHO, América A. C.,
SILVA, Zoraide I. Faustinoni da. Trabalho diversificado. Adaptado para o
curso “Melhor ensino, melhor gestão”pela equipe de Língua Portuguesa.
Dolz., J & B.
Schneuwly (1996). Gêneros e prograssão em expressão oral e escrita. Elementos
para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In “Gêneros Orais e
escritos na escola”. Campinas (SP): Mercado das Letras, 2004.
PRATA, Mário. Avestruz.
5ª série/6º ano – vol. 2-Caderno do aluno (p. 9) e Caderno do professor (p.
18). Disponível em:< HTTP://www.marioprataonline. com.br>. Acesso em
10/05/2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário