segunda-feira, 17 de junho de 2013



DIRETORIA REGIONAL DE AMERICANA
Integrantes do Grupo
Turma 5
Andrea Luiza Tonete
Juliana Gertrudes Baldo Tenani
Lázaro Jair de Paula
Onete Aparecida F. Cardoso
Sueli Ferreira.

Amigas colaboradoras: Vera Lúcia Vera
Vera Lúcia Ferreira Siloni

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CRÔNICA “AVESTRUZ”

Publico alvo
6° ano
Tempo estimado
6 a 8 aulas

Justificativa: A leitura e a escrita são conteúdos essências para a aprendizagem de qualquer área de conhecimento. O contato com bons textos possibilitará o aluno o aprendizado de diferentes procedimentos de leitura. Por isso proporcionar a cada aluno descobrir-se, aprimorar-se como leitor e escritor é papel da escola e compromisso de cada professor e de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

Objetivo: Familiarizar-se com textos de diferentes gêneros e selecionar testos em diferentes fontes, observando seu propósito enquanto leitor .
Compreender a leitura em suas deferentes dimensões.
Desenvolver comportamento leitor e utilizar estratégias de seleção, antecipação, levantamento de hipóteses e verificação.
Expressar sentimentos, ideias, opiniões com base na leitura.
Levar o aluno a produzir textos nos quais ele se reconheça como autor.

Conteúdos
- Crônica narrativa
- Substantivos e adjetivos
- Animais domésticos e adoção consciente

Competências e habilidades: conhecer o gênero crônica narrativa; interpretar e produzir texto pertencente ao gênero em estudo; localizar itens de informações explícitas e implícitas no texto.

Estratégias: Aula a partir do conhecimento prévio dos alunos, enfatizando a leitura programada, leitura expressiva e a compartilhada, sendo o professor como leitor e mediador e o aluno como leitor e produtor de textos.

Material necessário
Cópias dos textos: poesia “A Marcha do Avestruz”, do professor Paulo Robison de Souza, do Curso de Ciências e Biológicas da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul( UFMS), letra da música “Avestruz”, de Dé Di Paula& Zé Henrique e da crônica “Avestruz”, do escritor , dramaturgo, cronista e jornalista , Mário Alberto Campos de Moraes Prata, computadores com acesso à internet, gravuras de animais ou projetor multimídia (Data show), cartolinas.

Desenvolvimento
Iniciar com leitura de fruição: Poesia “A Marcha do Avestruz”, em seguida, fazer a leitura dramatizada da letra da música“Avestruz”.
1ª etapa
Ativação do conhecimento de mundo: fazer algumas provocações, se já conheciam os textos lidos e seus respectivos autores (fazer um breve comentário), o que há em comum entre a letra da música e a poesia? Se já imaginam o tema que será abordado na aula? O que é um animal doméstico? (listar na lousa os animais conforme eles forem contribuindo.)
2º etapa
Em seguida, entregue as cópias do texto “Avestruz”, de Mário Prata, e construir expectativas de leitura ( levantamento de hipóteses) A partir do título do que será que vai tratar este texto? Quais poderiam ser os possíveis personagens? Como você se imagina que o texto vai se desenvolver? O que vai acontecer no final? Em sua opinião a que gênero pertence este texto? , Quem é o autor dessa história?, O que você já leu dele? Sobre o que ele escreve e para que tipo de público?( Fazer um comentário sobre o autor)
3ª etapa
Peça que façam a leitura silenciosa. Conte ou leia a história para a sala para que as possíveis dificuldades de entendimento do texto geradas pela falta de pausas ou entonação durante a leitura inicial sejam minimizadas.
Com a ajuda do projetor, mostre fotos de animais, inclusive a do camelo (citado no texto) que possam ser um avestruz, e peça que, a partir da leitura da descrição do animal feita no texto, apontem qual seria o avestruz. Se na escola o acesso a essa mídia não for possível, utilize gravuras em tamanho que a sala toda possa visualizar.
4ªetapa
Após a leitura, fazer questionamento oral: Qual a relação entre os três textos?
No texto há palavras que você desconheça? Quais?Suas hipóteses se confirmaram? O tema enunciado no título é mantido ao longo do texto? A história se desenvolveu como imaginou? Que mensagem o texto transmitiu a você?
5ªetapa
Logo em seguida diga aos alunos que eles farão uma pesquisa dirigida na sala do Acessa Escola sobre o avestruz. Explique que nem tudo o que lemos na internet é confiável e que, por esse motivo, ele deverá fazer sua busca limitando-se aos sites indicados por você. A pesquisa deverá contemplar informações como: características e comportamento do animal, tamanho do ovo, período de gestação e origem. Eles deverão buscar também o significado da expressão “estômago de avestruz” e fazer anotações no caderno.
6ª etapa
De volta à sala de aula, colete as informações obtidas pela turma em uma breve discussão. Passe, então, às questões de interpretação, de identificação do gênero textual e de inferências locais e implícitas e ao estudo dos elementos linguísticos do texto:
· Sublinhe no texto as palavras desconhecidas e procure através da interpretação global do texto, buscar significados anteriormente já construídos, utilizando-se da pressuposição para que possa compreender que uma informação pode ser deduzida através de uma outra que já está subentendida. ( o uso do dicionário se necessário)
· Por que o texto é uma crônica?
· Qual é o foco narrativo? Retire do texto uma frase que comprove sua resposta.
· Grife no texto os adjetivos e locuções adjetivas.
· Que fato deu origem à história?
· Que justificativas o narrador utiliza para convencer o garoto de desistir do avestruz? Elas funcionaram? Explique.
· Por que o narrador diz que “uma avestruz com TPM é perigosíssima”?
· O que realmente convenceu o garoto de desistir do presente?
· Por que o final é engraçado?
7ª etapa
Produção de texto
Após o estudo do texto, proponha uma produção de texto individual:
· Suponha que a primeira vontade do menino foi atendida e dê continuidade ao texto a partir do momento que o menino ganha o avestruz.
· Troque seu texto com o colega e verifique se há erros de ortografia e pontuação, se ele foi organizado em parágrafos, se o conteúdo está de acordo com o que foi pedido.
· Veja as anotações feitas pelo colega em seu texto e passe-o a limpo.
· Leia-o para a sala.
8ª etapa
Produção coletiva
Após a produção, provavelmente os alunos tenham percebido que ter uma avestruz pode não ter sido uma boa ideia. Oriente a seguinte discussão: “O que o garoto deveria fazer se o animal começasse a dar trabalho? Ele deveria devolvê-lo? Abandoná-lo?”. Proponha para a sala um trabalho de conscientização sobre compra e adoção de animais de estimação. Peça para os alunos confeccionarem cartazes sobre adoção e compra consciente e abandono de animais. Exponha os cartazes pela escola e, se possível, peça que estabelecimentos do bairro autorizem a exposição ou utilize o facebook para divulgação do trabalho. Os alunos devem ter a percepção de que há um público leitor para suas produções.
Atividade opcional
O professor pode sugerir aos alunos a leitura do livro “Um leão em família”, de Luiz Puntel, da coleção Vagalume, que conta a história de um menino que encontra um leão e o leva para casa para criá-lo escondido. O livro dialoga com a crônica, por abordar a questão de crianças que desejam criar animais de estimação exóticos.
Avaliação:
A avaliação ocorrerá durante as atividades em desenvolvimento, definindo alterações de rumo, considerando o envolvimento e a participação dos alunos nas atividades individuais e coletiva, observando o desenvolvimento quanto as dificuldades e avanços das habilidades e competências de leitura e escrita.Os comentários relativos à avaliação deve ser sempre motivador. Os alunos precisam ser constantemente motivados a reescrever os seus trabalhos. Eles também registrarão os seus desempenhos, suas dificuldades e seus avanços.(auto-avaliação)
Bibliografia
PUNTEL, Luiz. Um leão em família. São Paulo: Ática, 2002.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidade de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.
SÃO PAULO (Cidade) Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no Ciclo Ii do Ensino Fundamental /
São Paulo: SME/DOT 2006.
MARINHO, América A. C., SILVA, Zoraide I. Faustinoni da. Trabalho diversificado. Adaptado para o curso “Melhor ensino, melhor gestão”pela equipe de Língua Portuguesa.
Dolz., J & B. Schneuwly (1996). Gêneros e prograssão em expressão oral e escrita. Elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In “Gêneros Orais e escritos na escola”. Campinas (SP): Mercado das Letras, 2004.
PRATA, Mário. Avestruz. 5ª série/6º ano – vol. 2-Caderno do aluno (p. 9) e Caderno do professor (p. 18). Disponível em:< HTTP://www.marioprataonline.com.br>. Acesso em 10/05/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário