terça-feira, 18 de junho de 2013

DIRETORIA DE ENSINO-REGIÃO AMERICANA


Sequência Didática – Professora Vera Lúcia Ferreira Gomes Siloni

Grupo 4 - Encontro Presencial
Itamar Calcanho
Mariana Demarche
Priscila Marques Duarte
Elisabeth Violin
Vera Lúcia Ferreira Gomes Siloni

Colegas Colaboradoras
Sueli Ferreira
Vera Lúcia Vera


Texto: Crônica “Avestruz”, de Mario Prata.
Público Alvo: 6º Ano.
Tempo previsto: 6 aulas.

Objetivo:
Desenvolver um comportamento leitor e escritor, utilizar estratégias de seleção, antecipação e verificação; ser capaz de compreender a leitura em suas diferentes dimensões; levar o aluno a produzir textos nos quais ele se reconheça como autor.

Conteúdos e temas:
Leitura de crônica, Leitura de audição de música “Avestruz”, de Dé Di Paula e Zé Henrique, leitura do livro “Um leão em família”, de Luiz Puntel, assistir vídeo no you tobe, sobre o avestruz, compra e adoção consciente de animais de estimação.

Estratégias de ensino:
 Aula interativa e expositiva, rodas de leitura e de discussão/conversa, leitura silenciosa, pesquisa dirigida, exibição do vídeo do you tube sobre o avestruz, leitura de livro, audição da música “Avestruz”.

Recursos utilizados:
Cópias da crônica “Avestruz”, de Mario Prata, Sala de informática, CD Player, Letra da música “Avestruz”, de Dé Di Paula e Zé Henrique, data show, imagens de diferentes animais, cartolinas, lápis de cor, canetas hidrográficas.

Avaliação:
Avaliação contínua do desenvolvimento das atividades, observando as dificuldades e avanços, participação e interação durante as atividades, produção de HQ, cartazes, depoimentos.

Desenvolvimento:
Passo 1:
Levantamento e checagem de hipótese; estudo de estratégias de leitura.
Partindo do conhecimento prévio dos alunos, em uma roda da conversa, estimular a leitura, levantando as seguintes questões/hipóteses:
Você tem animal de estimação? Qual?
Conhecem um avestruz?
Já viram um? Onde?
É uma ave comum? Sabem o tamanho?
É possível ter uma ave como essa de estimação?
Como seria criar um avestruz dentro de um apartamento?
Qual seria seu habitat?

Passo 2
Entregue as cópias do texto “Avestruz”, de Mário Prata, e peça que façam a leitura silenciosa. (a biografia do autor o próprio professor pode comentar no final). Nesse momento se for uma sala com muita dificuldade seria interessante o professor fazer a leitura em voz alta para a classe.
Após a leitura questionar os alunos:
Vocês gostaram do texto?
Ficaram surpresos com o final?
O que vocês acharam do pedido (desejo) do menino?
Se você fosse o escritor o que mudaria no texto?
Alguém gostaria de contar oralmente a história?
Vocês já tiveram desejo por algo incomum?
Por que vocês acham que Mario Prata escreveu este texto?
Vocês já ouviram falar? Já leram algum texto deste escritor?
Que idade vocês imaginam que ele tenha?
O texto Avestruz é uma crônica, geralmente esses textos são publicados em jornais. Quem você acha que leria este tipo de texto?
A crônica é uma narrativa de um assunto atual do dia a dia. Há passagens no texto que podem confirmar esta afirmação? Quais?
Após a discussão com auxílio do projetor, mostrar fotos de animais, inclusive à do camelo (citada no texto) e pela descrição no texto eles apontem qual seria a avestruz.
Em seguida, levar os alunos a sala de informática para fazerem uma pesquisa dirigida sobre o avestruz como: características, comportamento, tamanho do ovo, período de gestação, criação e reprodução para comercialização, práticas esportivas e habitat.
Ainda na sala de informática propor uma atividade de intertextualidade e interdiscursividade. Localizar na internet a letra da música Avestruz de Dé Di Paula & Zé Henrique e façam a leitura, em seguida comparem as informações da sua pesquisa e da letra da música e aponte as semelhanças entre os textos, na sala de aula fazer a socialização da atividade.
Sugestão: assistir um vídeo do you tobe sobre o avestruz. ( para percepção de outras linguagens).

Passo 3:
Em sala de aula passar uma atividade de interpretação. A partir desta atividade trabalhar com agrupamento produtivo, um aluno com mais dificuldade se junta a outro com menos para realizarem as atividades proposta.
Primeiramente recapitular com os alunos os elementos da narrativa e sua estrutura. (oralmente).
Quem são os personagens da história?
Ambiente /lugar/espaço, onde se passa a história?
Tempo: quando aconteceu a história?
Foco narrativo, o narrador participa da história? Retire do texto uma passagem que comprove sua resposta.
Que fato gerou a história?
Retirem do texto as palavras desconhecidas e procure seu significado no dicionário.
Quais justificativas o narrador utiliza para convencer o garoto a desistir do avestruz? Elas funcionaram? Justifique.
Em sua opinião o que levou o garoto a desistir do presente?
Por que o final é engraçado?
Vocês acham que esta história é real? Expliquem com suas palavras.
Socialização das respostas.

Passo 4
Nesse momento para ampliar o conhecimento dos alunos seria interessante sugerir aos alunos a leitura do livro “Um leão em família”, de Luiz Puntel, da coleção Vagalume, que conta a história de um menino que encontra um leão e o leva para casa para criá-lo escondido.
Obs:- Se caso não houver tempo para a leitura completa do livro, pode-se trazer para sala um resumo e a partir dessa leitura propor mais uma discussão das histórias comparando as informações.

Passo 5
Após a discussão dos textos, peça as duplas uma produção final, para expor no Mural da Escola e no blog dos alunos como forma de conscientização a seguinte questão:
“Compra e adoção consciente de animais de estimação”
Que podem ser:
Histórias em Quadrinhos;
Cartazes;
Depoimentos, etc.

Bibliografia:

Caderno dp professor – 5ª série – volume 3 – São Paulo: SEE, 2009.

H://pt.wikipedia.org/wiki/Avestruz

ROJO, Roxane. Letramento e capacidade de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.

SÃO PAULO (cidade) Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no Ciclo II do Ensino Fundamental / São Paulo: SME/DOT 2006.

MARINO, América A. C., SILVA, Zoraide I. Faustinoni da.Trabalho diversificado. Adaptado para o curso “Melhor ensino, melhor gestão” pela equipe de Língua Portuguesa.

Dolz., J & B. Schneuwly (1996). Gêneros e progressão em expressão oral e escrita. Elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In “Gêneros orais e escritos na escola”. Campinas (SP): Mercado das Letras, 2004.

PRATA, Mário.m Avestruz. 5ª série/6º ano – vol.2 –Caderno do aluno (p.9) e Caderno do professor (p.18). Disponível em: http://www.marioprataonline.com.br. Acesso em 10/05/2013.

 PUNTEL, Luiz. Um leão em família. São Paulo: Ática, 2002.
Música: Avestruz, de Dé Di Paula e Zé Henrique disponível em: http://vagalume.com.br/de-di-paula-ze-henrique/avestruz.htm

Vídeo: “Avestruz” disponível em: http://youtobe.com.br/watch?v=rAtx0wcAE

Imagem da capa do livro: “Um leão em família” disponível em:
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTFIYar5JD-9NdmIWPfn4WwD_BrpZDxf_8YNUE-zq5gxA4GpwO

imagem do desenho da avestruz disponível em:

http://dibujosa.com/images/2762.jpg




Nenhum comentário:

Postar um comentário