SEQUÊNCIA DIDÁTICA – PROFESSORA VERA LUCIA VERA
Grupo 04 – Encontro Presencial
DANIELE ANGELICA NARDI
LICE SONIA DA SILVA DE MELO BERTONHA
LILIAN MARIA OLIVEIRA DOS SANTOS
SARAH FERNANDA GATTI
VÂNIA APARECIDA VERGINASSI
VERA LUCIA VERA
Grupo 08 – AVA
SUELI FERREIRA
VERA LUCIA FERREIRA GOMES SILONI
VERA LUCIA VERA
PÚBLICO ALVO: 8 ano
TEMPO PREVISTO: 4 a 5 aulas
OBJETIVO:
Desenvolver as habilidades e competências de leitura e escrita, reconhecendo os elementos organizadores e estruturais caracterizadores do gênero “crônica”e textos prescritivos, identificando diferenças e semelhanças de gêneros textuais diferentes, envolvendo um mesmo tema.
CONTEÚDOS E TEMAS:
Leitura de crônica, levantamento e checagem de hipóteses; leitura de texto científico, apresentação do filme “Como Treinar o seu Dragão”.
MATERIAL NECESSÁRIO:
Texto, Crônica Avestruz de Mário Prata;
Sala de informática
Textos de receitas diversas
Tv.vídeo
ESTRATÉGIAS:
Aula interativa com a participação dialógica do aluno, com a preparação e o conhecimento de conteúdos e estratégias por parte do professor, rodas de leitura e de conversa, exibição do filme “Como treinar seu Dragão”, elaboração de receita lúdica, enfatizando o uso do verbo no modo imperativo,pesquisa dirigida.
PRODUTO FINAL:
Direcionar os alunos,para a produção de receita lúdica sobre o tema, postando-as ,em seguida no blog”memgencontroscomaleitura.blogspot.com.”
AVALIAÇÃO:
Avaliação contínua e diagnóstica, observando as dificuldades e avanços das habilidades e competências de leitura e escrita desenvolvidas, bem como a participação e interação nas atividades individuais e coletivas dos alunos.
DESENVOLVIMENTO:
1- ETAPA:
Ativação do conhecimento prévio dos alunos.
Em uma roda de conversa estimular a leitura, levantando as seguintes hipóteses:
. Você conhece um avestruz?
. Conhecem o comportamento dele?
. E suas características físicas?
. É possível ter uma ave desta, como animal de estimação?
2- ETAPA
Leitura silenciosa. Em seguida leitura compartilhada. Proporcionar ao aluno a oportunidade de construir o significado das palavras desconhecidas, através da formação de duplas, reunindo o aluno com mais dificuldades e outros com menos, para maior interação.
3- ETAPA
Proporcionar uma pesquisa dirigida na sala de informática sobre a ave avestruz, que contemple suas características físicas e comportamentais, para que o aluno consiga desenvolver suas habilidades de leitura e compreensão percebendo assim, os vários sentidos de humor presentes na crônica.
4- ETAPA
Levantamento das características do gênero crônica, ressaltando os elementos essenciais da narrativa, enredo, personagens, foco narrativo, tempo e espaço.
5- ETAPA
Após o trabalho com as características, do gênero crônica, proporcionar ao aluno atividades de caráter interpretativo que contemplem os dados explícitos e implícitos presentes na crônica.
6- ETAPA
Retomar as informações obtidas através da pesquisa, na sala de informática, para estabelecer comparações com o filme “Como treinar seu Dragão”.
7- ETAPA
Após exibição do filme, entregar aos alunos, textos de receitas diversas, para retomada das características desse gênero.
Produção de receitas lúdicas sobre o tema.
8- ETAPA
Reescrita das receitas lúdicas, a partir da troca de textos entre os pares formados.
Com a roda de leitura, propor a socialização dos textos produzidos.
9- ETAPA
Levá-los a sala de informática para digitação e postagem no blog memgencontroscomaleitura.blogspot.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Lael/Puc SP.Roxane Rojo “Letramento e Capacidade de leitura para uma Cidadania.
“Trabalho Diversificado” América A.C. Marinho e Zoraide/Faustioni da Silva.
“Reflexões sobre o trabalho do Professor”Adaptado de original escrito por América Marinho para o projeto Recuperação Paralela(2008)
A criação do Avestruz- Guia completo de A a Z autor Carrer, Celso da Costa e outros
Filme”Como Treinar o seu Dragão”direção do filme de Dean Beblois,Chris Sanders.
Pesquisa do site: www.suapesquisa.com?mundoanimal/avestruz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário