terça-feira, 18 de junho de 2013

DIRETORIA DE ENSINO-REGIÃO AMERICANA


Sequência Didática – Professora Vera Lúcia Ferreira Gomes Siloni

Grupo 4 - Encontro Presencial
Itamar Calcanho
Mariana Demarche
Priscila Marques Duarte
Elisabeth Violin
Vera Lúcia Ferreira Gomes Siloni

Colegas Colaboradoras
Sueli Ferreira
Vera Lúcia Vera


Texto: Crônica “Avestruz”, de Mario Prata.
Público Alvo: 6º Ano.
Tempo previsto: 6 aulas.

Objetivo:
Desenvolver um comportamento leitor e escritor, utilizar estratégias de seleção, antecipação e verificação; ser capaz de compreender a leitura em suas diferentes dimensões; levar o aluno a produzir textos nos quais ele se reconheça como autor.

Conteúdos e temas:
Leitura de crônica, Leitura de audição de música “Avestruz”, de Dé Di Paula e Zé Henrique, leitura do livro “Um leão em família”, de Luiz Puntel, assistir vídeo no you tobe, sobre o avestruz, compra e adoção consciente de animais de estimação.

Estratégias de ensino:
 Aula interativa e expositiva, rodas de leitura e de discussão/conversa, leitura silenciosa, pesquisa dirigida, exibição do vídeo do you tube sobre o avestruz, leitura de livro, audição da música “Avestruz”.

Recursos utilizados:
Cópias da crônica “Avestruz”, de Mario Prata, Sala de informática, CD Player, Letra da música “Avestruz”, de Dé Di Paula e Zé Henrique, data show, imagens de diferentes animais, cartolinas, lápis de cor, canetas hidrográficas.

Avaliação:
Avaliação contínua do desenvolvimento das atividades, observando as dificuldades e avanços, participação e interação durante as atividades, produção de HQ, cartazes, depoimentos.

Desenvolvimento:
Passo 1:
Levantamento e checagem de hipótese; estudo de estratégias de leitura.
Partindo do conhecimento prévio dos alunos, em uma roda da conversa, estimular a leitura, levantando as seguintes questões/hipóteses:
Você tem animal de estimação? Qual?
Conhecem um avestruz?
Já viram um? Onde?
É uma ave comum? Sabem o tamanho?
É possível ter uma ave como essa de estimação?
Como seria criar um avestruz dentro de um apartamento?
Qual seria seu habitat?

Passo 2
Entregue as cópias do texto “Avestruz”, de Mário Prata, e peça que façam a leitura silenciosa. (a biografia do autor o próprio professor pode comentar no final). Nesse momento se for uma sala com muita dificuldade seria interessante o professor fazer a leitura em voz alta para a classe.
Após a leitura questionar os alunos:
Vocês gostaram do texto?
Ficaram surpresos com o final?
O que vocês acharam do pedido (desejo) do menino?
Se você fosse o escritor o que mudaria no texto?
Alguém gostaria de contar oralmente a história?
Vocês já tiveram desejo por algo incomum?
Por que vocês acham que Mario Prata escreveu este texto?
Vocês já ouviram falar? Já leram algum texto deste escritor?
Que idade vocês imaginam que ele tenha?
O texto Avestruz é uma crônica, geralmente esses textos são publicados em jornais. Quem você acha que leria este tipo de texto?
A crônica é uma narrativa de um assunto atual do dia a dia. Há passagens no texto que podem confirmar esta afirmação? Quais?
Após a discussão com auxílio do projetor, mostrar fotos de animais, inclusive à do camelo (citada no texto) e pela descrição no texto eles apontem qual seria a avestruz.
Em seguida, levar os alunos a sala de informática para fazerem uma pesquisa dirigida sobre o avestruz como: características, comportamento, tamanho do ovo, período de gestação, criação e reprodução para comercialização, práticas esportivas e habitat.
Ainda na sala de informática propor uma atividade de intertextualidade e interdiscursividade. Localizar na internet a letra da música Avestruz de Dé Di Paula & Zé Henrique e façam a leitura, em seguida comparem as informações da sua pesquisa e da letra da música e aponte as semelhanças entre os textos, na sala de aula fazer a socialização da atividade.
Sugestão: assistir um vídeo do you tobe sobre o avestruz. ( para percepção de outras linguagens).

Passo 3:
Em sala de aula passar uma atividade de interpretação. A partir desta atividade trabalhar com agrupamento produtivo, um aluno com mais dificuldade se junta a outro com menos para realizarem as atividades proposta.
Primeiramente recapitular com os alunos os elementos da narrativa e sua estrutura. (oralmente).
Quem são os personagens da história?
Ambiente /lugar/espaço, onde se passa a história?
Tempo: quando aconteceu a história?
Foco narrativo, o narrador participa da história? Retire do texto uma passagem que comprove sua resposta.
Que fato gerou a história?
Retirem do texto as palavras desconhecidas e procure seu significado no dicionário.
Quais justificativas o narrador utiliza para convencer o garoto a desistir do avestruz? Elas funcionaram? Justifique.
Em sua opinião o que levou o garoto a desistir do presente?
Por que o final é engraçado?
Vocês acham que esta história é real? Expliquem com suas palavras.
Socialização das respostas.

Passo 4
Nesse momento para ampliar o conhecimento dos alunos seria interessante sugerir aos alunos a leitura do livro “Um leão em família”, de Luiz Puntel, da coleção Vagalume, que conta a história de um menino que encontra um leão e o leva para casa para criá-lo escondido.
Obs:- Se caso não houver tempo para a leitura completa do livro, pode-se trazer para sala um resumo e a partir dessa leitura propor mais uma discussão das histórias comparando as informações.

Passo 5
Após a discussão dos textos, peça as duplas uma produção final, para expor no Mural da Escola e no blog dos alunos como forma de conscientização a seguinte questão:
“Compra e adoção consciente de animais de estimação”
Que podem ser:
Histórias em Quadrinhos;
Cartazes;
Depoimentos, etc.

Bibliografia:

Caderno dp professor – 5ª série – volume 3 – São Paulo: SEE, 2009.

H://pt.wikipedia.org/wiki/Avestruz

ROJO, Roxane. Letramento e capacidade de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.

SÃO PAULO (cidade) Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no Ciclo II do Ensino Fundamental / São Paulo: SME/DOT 2006.

MARINO, América A. C., SILVA, Zoraide I. Faustinoni da.Trabalho diversificado. Adaptado para o curso “Melhor ensino, melhor gestão” pela equipe de Língua Portuguesa.

Dolz., J & B. Schneuwly (1996). Gêneros e progressão em expressão oral e escrita. Elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In “Gêneros orais e escritos na escola”. Campinas (SP): Mercado das Letras, 2004.

PRATA, Mário.m Avestruz. 5ª série/6º ano – vol.2 –Caderno do aluno (p.9) e Caderno do professor (p.18). Disponível em: http://www.marioprataonline.com.br. Acesso em 10/05/2013.

 PUNTEL, Luiz. Um leão em família. São Paulo: Ática, 2002.
Música: Avestruz, de Dé Di Paula e Zé Henrique disponível em: http://vagalume.com.br/de-di-paula-ze-henrique/avestruz.htm

Vídeo: “Avestruz” disponível em: http://youtobe.com.br/watch?v=rAtx0wcAE

Imagem da capa do livro: “Um leão em família” disponível em:
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTFIYar5JD-9NdmIWPfn4WwD_BrpZDxf_8YNUE-zq5gxA4GpwO

imagem do desenho da avestruz disponível em:

http://dibujosa.com/images/2762.jpg




segunda-feira, 17 de junho de 2013



DIRETORIA REGIONAL DE AMERICANA
Integrantes do Grupo
Turma 5
Andrea Luiza Tonete
Juliana Gertrudes Baldo Tenani
Lázaro Jair de Paula
Onete Aparecida F. Cardoso
Sueli Ferreira.

Amigas colaboradoras: Vera Lúcia Vera
Vera Lúcia Ferreira Siloni

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CRÔNICA “AVESTRUZ”

Publico alvo
6° ano
Tempo estimado
6 a 8 aulas

Justificativa: A leitura e a escrita são conteúdos essências para a aprendizagem de qualquer área de conhecimento. O contato com bons textos possibilitará o aluno o aprendizado de diferentes procedimentos de leitura. Por isso proporcionar a cada aluno descobrir-se, aprimorar-se como leitor e escritor é papel da escola e compromisso de cada professor e de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

Objetivo: Familiarizar-se com textos de diferentes gêneros e selecionar testos em diferentes fontes, observando seu propósito enquanto leitor .
Compreender a leitura em suas deferentes dimensões.
Desenvolver comportamento leitor e utilizar estratégias de seleção, antecipação, levantamento de hipóteses e verificação.
Expressar sentimentos, ideias, opiniões com base na leitura.
Levar o aluno a produzir textos nos quais ele se reconheça como autor.

Conteúdos
- Crônica narrativa
- Substantivos e adjetivos
- Animais domésticos e adoção consciente

Competências e habilidades: conhecer o gênero crônica narrativa; interpretar e produzir texto pertencente ao gênero em estudo; localizar itens de informações explícitas e implícitas no texto.

Estratégias: Aula a partir do conhecimento prévio dos alunos, enfatizando a leitura programada, leitura expressiva e a compartilhada, sendo o professor como leitor e mediador e o aluno como leitor e produtor de textos.

Material necessário
Cópias dos textos: poesia “A Marcha do Avestruz”, do professor Paulo Robison de Souza, do Curso de Ciências e Biológicas da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul( UFMS), letra da música “Avestruz”, de Dé Di Paula& Zé Henrique e da crônica “Avestruz”, do escritor , dramaturgo, cronista e jornalista , Mário Alberto Campos de Moraes Prata, computadores com acesso à internet, gravuras de animais ou projetor multimídia (Data show), cartolinas.

Desenvolvimento
Iniciar com leitura de fruição: Poesia “A Marcha do Avestruz”, em seguida, fazer a leitura dramatizada da letra da música“Avestruz”.
1ª etapa
Ativação do conhecimento de mundo: fazer algumas provocações, se já conheciam os textos lidos e seus respectivos autores (fazer um breve comentário), o que há em comum entre a letra da música e a poesia? Se já imaginam o tema que será abordado na aula? O que é um animal doméstico? (listar na lousa os animais conforme eles forem contribuindo.)
2º etapa
Em seguida, entregue as cópias do texto “Avestruz”, de Mário Prata, e construir expectativas de leitura ( levantamento de hipóteses) A partir do título do que será que vai tratar este texto? Quais poderiam ser os possíveis personagens? Como você se imagina que o texto vai se desenvolver? O que vai acontecer no final? Em sua opinião a que gênero pertence este texto? , Quem é o autor dessa história?, O que você já leu dele? Sobre o que ele escreve e para que tipo de público?( Fazer um comentário sobre o autor)
3ª etapa
Peça que façam a leitura silenciosa. Conte ou leia a história para a sala para que as possíveis dificuldades de entendimento do texto geradas pela falta de pausas ou entonação durante a leitura inicial sejam minimizadas.
Com a ajuda do projetor, mostre fotos de animais, inclusive a do camelo (citado no texto) que possam ser um avestruz, e peça que, a partir da leitura da descrição do animal feita no texto, apontem qual seria o avestruz. Se na escola o acesso a essa mídia não for possível, utilize gravuras em tamanho que a sala toda possa visualizar.
4ªetapa
Após a leitura, fazer questionamento oral: Qual a relação entre os três textos?
No texto há palavras que você desconheça? Quais?Suas hipóteses se confirmaram? O tema enunciado no título é mantido ao longo do texto? A história se desenvolveu como imaginou? Que mensagem o texto transmitiu a você?
5ªetapa
Logo em seguida diga aos alunos que eles farão uma pesquisa dirigida na sala do Acessa Escola sobre o avestruz. Explique que nem tudo o que lemos na internet é confiável e que, por esse motivo, ele deverá fazer sua busca limitando-se aos sites indicados por você. A pesquisa deverá contemplar informações como: características e comportamento do animal, tamanho do ovo, período de gestação e origem. Eles deverão buscar também o significado da expressão “estômago de avestruz” e fazer anotações no caderno.
6ª etapa
De volta à sala de aula, colete as informações obtidas pela turma em uma breve discussão. Passe, então, às questões de interpretação, de identificação do gênero textual e de inferências locais e implícitas e ao estudo dos elementos linguísticos do texto:
· Sublinhe no texto as palavras desconhecidas e procure através da interpretação global do texto, buscar significados anteriormente já construídos, utilizando-se da pressuposição para que possa compreender que uma informação pode ser deduzida através de uma outra que já está subentendida. ( o uso do dicionário se necessário)
· Por que o texto é uma crônica?
· Qual é o foco narrativo? Retire do texto uma frase que comprove sua resposta.
· Grife no texto os adjetivos e locuções adjetivas.
· Que fato deu origem à história?
· Que justificativas o narrador utiliza para convencer o garoto de desistir do avestruz? Elas funcionaram? Explique.
· Por que o narrador diz que “uma avestruz com TPM é perigosíssima”?
· O que realmente convenceu o garoto de desistir do presente?
· Por que o final é engraçado?
7ª etapa
Produção de texto
Após o estudo do texto, proponha uma produção de texto individual:
· Suponha que a primeira vontade do menino foi atendida e dê continuidade ao texto a partir do momento que o menino ganha o avestruz.
· Troque seu texto com o colega e verifique se há erros de ortografia e pontuação, se ele foi organizado em parágrafos, se o conteúdo está de acordo com o que foi pedido.
· Veja as anotações feitas pelo colega em seu texto e passe-o a limpo.
· Leia-o para a sala.
8ª etapa
Produção coletiva
Após a produção, provavelmente os alunos tenham percebido que ter uma avestruz pode não ter sido uma boa ideia. Oriente a seguinte discussão: “O que o garoto deveria fazer se o animal começasse a dar trabalho? Ele deveria devolvê-lo? Abandoná-lo?”. Proponha para a sala um trabalho de conscientização sobre compra e adoção de animais de estimação. Peça para os alunos confeccionarem cartazes sobre adoção e compra consciente e abandono de animais. Exponha os cartazes pela escola e, se possível, peça que estabelecimentos do bairro autorizem a exposição ou utilize o facebook para divulgação do trabalho. Os alunos devem ter a percepção de que há um público leitor para suas produções.
Atividade opcional
O professor pode sugerir aos alunos a leitura do livro “Um leão em família”, de Luiz Puntel, da coleção Vagalume, que conta a história de um menino que encontra um leão e o leva para casa para criá-lo escondido. O livro dialoga com a crônica, por abordar a questão de crianças que desejam criar animais de estimação exóticos.
Avaliação:
A avaliação ocorrerá durante as atividades em desenvolvimento, definindo alterações de rumo, considerando o envolvimento e a participação dos alunos nas atividades individuais e coletiva, observando o desenvolvimento quanto as dificuldades e avanços das habilidades e competências de leitura e escrita.Os comentários relativos à avaliação deve ser sempre motivador. Os alunos precisam ser constantemente motivados a reescrever os seus trabalhos. Eles também registrarão os seus desempenhos, suas dificuldades e seus avanços.(auto-avaliação)
Bibliografia
PUNTEL, Luiz. Um leão em família. São Paulo: Ática, 2002.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidade de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.
SÃO PAULO (Cidade) Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no Ciclo Ii do Ensino Fundamental /
São Paulo: SME/DOT 2006.
MARINHO, América A. C., SILVA, Zoraide I. Faustinoni da. Trabalho diversificado. Adaptado para o curso “Melhor ensino, melhor gestão”pela equipe de Língua Portuguesa.
Dolz., J & B. Schneuwly (1996). Gêneros e prograssão em expressão oral e escrita. Elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In “Gêneros Orais e escritos na escola”. Campinas (SP): Mercado das Letras, 2004.
PRATA, Mário. Avestruz. 5ª série/6º ano – vol. 2-Caderno do aluno (p. 9) e Caderno do professor (p. 18). Disponível em:< HTTP://www.marioprataonline.com.br>. Acesso em 10/05/2013.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – PROFESSORA VERA LUCIA VERA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – PROFESSORA VERA LUCIA VERA

Grupo 04 – Encontro Presencial
DANIELE ANGELICA NARDI
LICE SONIA DA SILVA DE MELO BERTONHA
LILIAN MARIA OLIVEIRA DOS SANTOS
SARAH FERNANDA GATTI
VÂNIA APARECIDA VERGINASSI
VERA LUCIA VERA
Grupo 08 – AVA
SUELI FERREIRA
VERA LUCIA FERREIRA GOMES SILONI
VERA LUCIA VERA
TEXTO: Crônica  Avestruz” de Mário Prata”
PÚBLICO ALVO: 8 ano
TEMPO PREVISTO: 4 a 5 aulas

  
  












OBJETIVO:
Desenvolver as habilidades e competências de leitura e escrita, reconhecendo os elementos organizadores e estruturais caracterizadores do gênero “crônica”e textos prescritivos, identificando diferenças e semelhanças de gêneros textuais diferentes, envolvendo um mesmo tema.

CONTEÚDOS E TEMAS:
Leitura de crônica, levantamento e checagem de hipóteses; leitura de texto científico, apresentação do filme “Como Treinar o seu Dragão”.

 


MATERIAL NECESSÁRIO:

Texto, Crônica Avestruz de Mário Prata;
Sala de informática
Textos de receitas diversas
Tv.vídeo

ESTRATÉGIAS:

Aula interativa com a participação dialógica do aluno, com a preparação e o conhecimento  de conteúdos e estratégias por parte do professor, rodas de leitura e de conversa, exibição do filme “Como treinar seu Dragão”, elaboração de receita lúdica, enfatizando o uso do verbo no modo imperativo,pesquisa dirigida.

PRODUTO FINAL:

Direcionar os alunos,para a produção de receita lúdica sobre o tema, postando-as ,em seguida  no blog”memgencontroscomaleitura.blogspot.com.”

AVALIAÇÃO:

Avaliação contínua e diagnóstica, observando as dificuldades e avanços das habilidades e competências de leitura e escrita desenvolvidas, bem como a participação e interação nas atividades individuais e coletivas dos alunos.

DESENVOLVIMENTO:
1- ETAPA:

Ativação do conhecimento prévio dos alunos.
Em uma roda de conversa estimular a leitura, levantando as seguintes hipóteses:
. Você conhece um avestruz?
. Conhecem o comportamento dele?
. E suas características físicas?
. É possível ter uma ave desta, como animal de estimação?

2- ETAPA

Leitura silenciosa. Em seguida leitura compartilhada. Proporcionar ao aluno a oportunidade de construir o significado das palavras desconhecidas, através da formação de duplas, reunindo o aluno com mais dificuldades e outros com menos, para maior interação.


3- ETAPA

Proporcionar uma pesquisa dirigida na sala de informática sobre a ave avestruz, que contemple suas características físicas e comportamentais, para que o aluno consiga desenvolver suas habilidades de leitura e compreensão percebendo assim, os vários sentidos de humor presentes na crônica.

4- ETAPA

Levantamento das características do gênero crônica, ressaltando os elementos essenciais da narrativa, enredo, personagens, foco narrativo, tempo e espaço.


5- ETAPA

Após o trabalho com as características, do gênero crônica, proporcionar ao aluno atividades de caráter interpretativo que contemplem os dados explícitos e implícitos presentes na crônica.

6- ETAPA

Retomar as informações obtidas através da pesquisa, na sala de informática, para estabelecer comparações com o filme “Como treinar seu Dragão”.

7- ETAPA

Após exibição do filme, entregar aos alunos, textos de receitas diversas, para retomada das características desse gênero.
Produção de receitas lúdicas sobre o tema.

8- ETAPA

Reescrita das receitas lúdicas, a partir da troca de textos entre os pares formados.
Com a roda de leitura, propor a socialização dos textos produzidos.

9- ETAPA
Levá-los a sala de informática para digitação e postagem no blog memgencontroscomaleitura.blogspot.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Lael/Puc SP.Roxane Rojo “Letramento e Capacidade de leitura para uma Cidadania.
“Trabalho Diversificado” América A.C. Marinho e Zoraide/Faustioni da Silva.
“Reflexões sobre o trabalho do Professor”Adaptado de original escrito por América Marinho para o projeto Recuperação Paralela(2008)
A criação do Avestruz- Guia completo de A a Z autor Carrer, Celso da Costa e outros
Filme”Como Treinar o seu Dragão”direção do filme de Dean  Beblois,Chris Sanders.
Pesquisa do site: www.suapesquisa.com?mundoanimal/avestruz.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Um pouco sobre mim

Um  pouco sobre mim

Um pouco de mim é alma.
Um pouco de mim é razão.
Juntando tudo,
sou professora de coração.

Estou na rede estadual desde 1994, lecionar faz parte do meu DNA. Portanto, sou professora de corpo e alma.

A leitura é um espaço livre e deve admitir múltiplos sentidos.

A leitura é um espaço livre e deve admitir múltiplos sentidos.

Mergulhar no universo da leitura é como estar em um carrossel de emoções. A leitura é um espaço livre e deve admitir múltiplos sentidos, pois é uma forma de compreender o outro, como cita o crítico literário e ex-professor de Teoria Literária na USP Antônio Cândido “As produções literárias de todos os tipos e todos os níveis, satisfazem necessidades básicas do ser humano..."
Minha primeira experiência com a leitura foi através das histórias que meu avô contava com maestria. Eu era muito pequenina e essa fase foi muito importante em minha vida, pois suas histórias alimentavam meus sonhos, minha realidade.
Já na fase escolar, a leitura foi introduzida primeiramente através da Bíblia Ilustrada que minha mãe comprava e eu mergulhava naquele universo mágico. Mas quando comecei  a ler o livro A Ilha Perdida", sugerido pela minha professora, recordo-me que a sensação que tinha naquele momento ,era que estava em um sonho do qual jamais queria acordar, era felicidade demais poder me transportar para aquele mundo de aventuras e essas experiências me proporcionaram sensações e sentimentos que nunca esqueci e lembranças que jamais sairão da minha cabeça.